ATIVIDADE DO BLOG 5
Os quatro tipos de intertextualidade
A Intertextualidade pode ser definida como um diálogo entre dois textos. Gêneros textuais que mostrem os quatro tipos de intertextualidade ensinado em sala de aula: Temática Estilística, Explícita e Implícita.
- Intertextualidade Temática: a temática trata da relação de textos de uma mesma área de um saber científico ou de mesma corrente teórica, pois utilizam conceitos e terminologias próprios, pré-definidos por cada área. Um exemplo de Temática acontece entre os romances “Inocência” de Visconde de Taunay e “O Sertanejo” de José de Alencar. Ambas as obras tratam essencialmente das seguintes características literárias: amor idealizado, nacionalismo, etc.
2. Intertextualidade Estilística: a estilística utiliza as formas de um texto pré-existente, seja na forma de poema, de Narração e outras formas as rimas, as sonoridades para compor um novo texto. Observe os dois textos abaixo e note como Murilo Mendes (século XX) faz referência ao texto de Gonçalves Dias (século XIX):

Nota-se que há correspondência entre os dois textos. A paródia-piadista de Murilo Mendes é um exemplo de intertextualidade, uma vez que seu texto foi criado tomando como ponto de partida o texto de Gonçalves Dias.
3.Intertextualidade Explícita: na explícita, há a presença efetiva de um texto em outro texto, isto é, utiliza-se um fragmento de um livro e faz-se referência ao autor. Como exemplo, veja a propaganda da FIFA que utiliza claramente um trecho da "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias (século XIX):

4. Intertextualidade Implícita: a intertextualidade implícita trata do uso dos escritos de um autor sem fazer menção ele, ficando, assim, como idéias novas ou próprias do novo escritor. Por exemplo, a campanha publicitária da WWF utiliza o refrão da música "Que País É Esse?" de Legião Urbana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário